quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Problemas...

Bom, estamos aqui hoje para falar sobre os principais problemas ambientais de nossa cidade. Acredito que o maior “problema ambiental” que enfrentamos é a falta de consciência, pois ela anula a possibilidade de combatermos todos os outros problemas. Mas precisamos de dados concretos, e vou deixar essa questão social para alguém que realmente entenda do assunto.

Então vamos lá:

# Desmatamento: Esta é uma questão muito polêmica quando falamos em nível de território urbano. Qualquer cidadão sensato discorda quando ouvimos falar de desmatamento ilegal na floresta amazônica. Mas quando se trata de cortar as arvores do seu sítio ou em fazer um novo loteamento em sua cidade, a preservação já não eh mais tão bem vista.

# Enchentes: Sei que as enchentes em si não são problemas ambientais, e sim consequências. Mas vamos falar dos problemas que levam a gerar estas enchentes. Poderíamos já de cara colocar a culpa no “mau planejamento” ou no crescimento acelerado da nossa cidade. Mas acredito que existem muitas outras questões que são mais irreversíveis, digamos assim. Como por exemplo, o péssimo hábito de jogar lixo nas ruas ou em lotes vagos. Estes lixos, com a chuva, são transportados pela enxurrada e entopem bueiros e outros lugares de escoamento de água, agravando assim a ocorrência de enchentes. O assoreamento dos rios, falta de áreas para o escoamento das águas, e a ocupação inadequada são outros problemas que abordaremos detalhadamente em outros posts.

# Arborização: Raízes quebrando passeios e galhos rompendo fios, são um dos principais argumentos contra a arborização. Mas acredito que estes problemas não são da arborização em si, mas de um mau planejamento e um inadequado manejo da mesma. As vantagens trazidas pela arborização são várias. As árvores além de purificar o ar, absorvem a radiação solar e impede que ela seja absorvida pelo solo, criando um microclima agradável. Elas evitam a erosão e proporciona um efeito paisagístico muito agradável.

#Poluição e lixo industrial: Bom, acredito que estas sejam as questões de maior repercussão, menos estudadas e menos discutidas. Não sei bem tratar do assunto, gostaria que alguém mais habilitado argumentasse sobre, porém é uma realidade e devemos ressalta-la. Em primeiro lugar grande parte dos produtos usados na fabricação de calçados é de origem do petróleo, que é uma fonte insustentável. Outra questão são produtos químicos, como cola e solventes, que são tóxicos e são nocivos, tanto para nossa saúde quanto para o meio ambiente, e merecem uma atenção especial.

Então, vou me contentar com estes problemas que achei mais relevantes por hora. Mas espero que vocês comentem sobre outros problemas, sugestões e abordagens mais profundas sobre estes problemas.